quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Perfil da comunidade de entorno

Vivemos em um mundo capitalista, onde se procura obter conhecimentos com objetivos de posicionamentos sociais e retorno financeiro. Um mundo onde a família deixa de ser o eixo central de formação primordial ao indivíduo que nasce para o convívio em sociedade, perdendo a sua identidade, gerando crianças com valores e princípios distorcidos.
A crise global interfere na situação sócio-econômica brasileira: menores abandonados, pais desempregados, baixo poder aquisitivo e famílias desestruturadas.
Nossa comunidade é afetada por todos estes fatores mencionados acima, sendo uma comunidade recém-formada que passa por dificuldades de infra-estrutura de moradia, saneamento, transporte, saúde e lazer, pois essa localidade também está à margem do acesso ás políticas públicas básicas.
A maioria das famílias está em busca do sustento dentro do mercado informal e apresentam como chefes dos lares a própria dona de casa ou as avós. As crianças e os adolescentes são vítimas de violência em toda a sua totalidade e em maioria convivem com o tráfico de drogas e suas mazelas.
Muitos jovens apresentam dificuldades em se auto-afirmar, principalmente nessa fase de vida em que os valores têm uma grande importância para a auto-confiança do  jovem que está em processo de construção de sua identidade, muitos negam e renegam as suas origens e raízes perdendo também a identidade cultural e adotando posturas típicas do americanismo das  mazelas periféricas.
 Fazendo estas observações, estamos tentando elevar a estima dos nossos alunos aos desafios pessoais de crescimento pessoal e profissional. Dessa forma poderão enxergar que a educação é a única forma de mudança de vida digna.